Ética na TV Agosto 5, 2008
Posted by 50minutos in Em debate.trackback
A televisão ocupa um espaço significativo na vida do brasileiro. Isso porque ela se tornou o meio de comunicação mais popular e prático nas últimas décadas. Não importa o nível social, a televisão está presente desde mansões de bairros luxuosos até barracos de favela. Estima-se que mais de 90% das casas brasileiros tenham pelo menos um televisor. E em grande parte dos lares, os programas de televisão são a principal, senão a única, fonte de informação e entretenimento. O grande problema desse fenômeno é a exposição excessiva do telespectador a conteúdos de baixo nível e cultura inútil. Mas o problema aqui é que o mais poderoso meio de comunicação em massa está nas mãos de mentes manipuladoras. Quem conhece o poder da TV domina nações, elege presidentes, subjuga mentes e pode até cancelar a capacidade humana de análise e raciocínio. A TV tem pelo menos 10 estratégias de manipulação. Uma delas é utilização do aspecto emocional muito mais do que o reflexivo. Para isso, usa de diversos meios para impressionar o público. Outra estratégia é a de manter o telespectador na ignorância e na mediocridade.
Para entender mais sobre o assunto, acesse o link do programa 50 Minutos.
Comentários»
No comments yet — be the first.