Racismo escancarado Novembro 20, 2008
Posted by 50minutos in Em debate.trackback
Está na moda falar em consciência negra. Para bem ou para mal, muita gente já ouviu alguma coisa sobre o assunto. Mas será que todos têm noção do significado e importância disso? As pessoas estão cansadas de saber que o Brasil foi escravista. Mas não entendem que o racismo ainda está presente na sociedade. A discriminação étnica permanece disfarçada em coisas que nem se imagina, como na política, cultura, religião ou no dia-a-dia das pessoas. O racismo não acontece apenas quando alguém xinga ou olha um negro com desconfiança, mas nas vezes em que os negros têm menos acesso ao ensino, a moradia digna, saúde, trabalho, renda. O Racismo foi uma peça importante para a construção do capitalismo. Toda a riqueza dos Estados Unidos e Europa é fruto da escravidão e colonização dos países africanos, asiáticos e sul-americanos. Negros e indígenas tiveram riquezas materiais intelectuais e culturais roubadas. Os brasileiros precisam compreender que a desigualdade tem cor, nome e história. O racismo não é um problema dos negros no Brasil e no mundo, mas sim um problema do Brasil e do mundo, que é de negros, brancos e outros mais.
Você acredita que ainda existe preconceito racial no Brasil? O problema é velado ou explícito?
O nome do negro está escrito no livro da vida, junto do nome do branco. Todos são um em Cristo. O nascimento, a posição, nacionalidade ou cor não podem elevar nem degradar os homens. O caráter é quem faz o homem. Se um pele vermelha, um chines ou africano rende o coração a Deus em obediencia e fé, Jesus não o ama menos por causa de sua cor. Chama-lhe Seu irmão muito amado…..Vem o dia em que os reis e os senhores da Terra teriam prazer em trocar lugares com o mais humilde africano que lançou mão da esperança do evangelho. SC p 218 Ellen G. White.
Muros de separação têm sido construidos entre os brancos e os pretos. Esses muros de preconceito ruirão por si mesmos, como aconteceu com os muros de Jericó, quando os cristãos obedecerem a Palavra de Deus, que lhes ordena o supremo amor ao Seu Criador e amor imparcial ao próximo…SC p 217 Ellen G. White.
…Se a raça se degradou, se são repulsivos nos hábitos e maneiras, quem os fez assim? Não lhes deve muito a gente branca? Depois de tão grande injustiça lhes haver sido feita, não se deveria envidar sério esforço por erguê-los? A verdade tem de ser-lhes levada. Eles têm almas a serem salvas, assim como nós. SC p 218 Ellen G. White.