Responsabilidade de todos Julho 30, 2009
Posted by 50minutos in Em debate.trackback
Crescer de forma sustentável é o desafio do século. Inicialmente, o conceito de sustentabilidade era entendido como preocupação restrita às questões ambientais. O tempo e as experiências confirmaram sua maior abrangência. Tornou-se cada vez mais evidente para as empresas a necessidade de uma estratégia de negócios que integre práticas ambientais, relações justas de trabalho e efetivas ações sociais. Sem essa integração de práticas e valores, não será possível exercer uma gestão responsável, em sintonia com os novos tempos. Uma empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes e de conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando considerar as demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários. A Responsabilidade Socioambiental corresponde a um compromisso de empresas que atuam na vanguarda, atendendo à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros. Em 1998, o Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, primeiro organismo internacional puramente empresarial com ações voltadas à sustentabilidade, definiu Responsabilidade socioambiental como “o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”. Pode ser entendida também como um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas que tem por objetivo providenciar a inclusão social e o cuidado ou conservação ambiental. Este tipo de prática ou política tem sido adotado desde a década de 1990 don século XX, entretanto a luta pela sociedade e principalmente pela natureza é mais antiga, por volta da década de 1920 do século XX. O ápice da luta ambiental se deu por volta dos anos 70 quando orgnizações não governamentais ganharam força e influência no mundo. Com a internacionalização do capital o uso dos recursos naturais pelas empresas de maneira intensa foi fortemente combatida desde a década de 70 pelos movimentos ambientalistas. As empresas, no intuito de ganhar a confiança do novo público mundial, procuraram se adaptar a essa nova tendência com programas de preservação ambiental – utilização consciente dos recursos naturais.
Por que as empresas devem ter o compromisso com a sustentabilidade?
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