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A dívida depois da faculdade Setembro 28, 2009

Posted by 50minutos in Em debate.
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O acesso à educação no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Em 2006, estudos mostraram que, em relação a 2005, houve aumento de 13,2% de alunos matriculados no ensino superior, seja em cursos de graduação, mestrados ou doutorado. Muitas dessas conquistas vêm dos programas de financiamento estudantil, que aumentam cada vez mais no país. Hoje o mais conhecido é o Fies e o Prouni, Programa Universidade para Todos, ambos são do governo federal, coordenados pelo Ministério da Educação. Em 2009, o Fies completa dez anos. Até agora meio milhão de pessoas tiveram acesso ao programa. O estudante pode frequentar uma universidade do início ao fim do curso usando o financiamento estudantil. Mas, para isso, a universidade precisa estar inscrita no programa do MEC. O aluno também tem que provar que a renda mensal da família é menor do que o valor da mensalidade e apresentar um fiador. Desde de 1999, o Programa de Financiamento Estudantil, o FIES, permite que estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação possam alcançar o tão desejado diploma de Ensino Superior. Atualmente são quase 500 mil estudantes beneficiados e 1.459 instituições de Ensino Superior credenciadas, com 2.080 Campi cadastrados e aplicação de recursos da ordem de R$ 4,6 bilhões. Para estudantes matriculados em cursos que tenham obtido conceito inferior a três no ENADE é vedada a concessão do financiamento do FIES. São considerados cursos prioritários os cursos de licenciaturas em química, física, matemática, biologia, engenharia, medicina, geologia, cursos de tecnologia constantes do Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia. O financiamento a estudantes matriculados em IES que tenham aderido ao PROUNI e aos matriculados nas demais instituições priorizará estudantes matriculados nos cursos com os melhores resultados obtidos nos processos de avaliação conduzidos pelo MEC. Os critérios de seleção, impessoais e objetivos, trouxeram transparência ao Programa, que tem como premissa atender à população com efetividade, destinando e distribuindo os recursos de forma justa e igualitária.

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